Fotos: Arquivo Pessoal
Nascido à 1h10min no dia 29 de julho, o bebê Joaquim Bitencourt Prieto veio ao mundo de parto normal no Hospital Universitário de Santa Maria. Pesando 3 quilos e 210 gramas e medindo 49 centímetros, o pequeno já estava na 40ª semana quando chegou para completar a família e realizar o sonho da irmã, Eduarda Antonia, 13 anos.
- Queria um irmão para não ficar sozinha, e ficava pedindo para a mãe. Até que um dia ela me contou da gravidez, e eu fiquei muito feliz - emociona-se Eduarda.
A mamãe e cozinheira Tatiele Bitencourt Prieto, 30 anos, diz que chegou ao hospital ainda na sexta-feira, acompanhada do esposo, o funcionário público Marco Antonio Prieto, 46, mas que só teve dilatação para ganhar o bebê no domingo.
Durante o parto, Prieto ficou ao lado da mulher acalmando-a e cuidando para que tudo saísse bem. Ele segurou a mão dela e acompanhou o nascimento do filho, até o momento em que os médicos limparam e entregaram o bebê para a família.
- Foi muito emocionante ver o Joaquim nascer, escutar o primeiro chorinho dele. Meu filho é uma bênção para toda a nossa família - conta o pai.
O casal está junto há cerca de 15 anos. Os dois frequentam o Templo das Nações, na Avenida Presidente Vargas, local onde se casaram e são membros atuantes da comunidade.
- Assim como a Duda, desejamos ensinar ao Joaquim os caminhos da igreja, o incentivo aos estudos e uma educação baseada na conversa. Ele foi muito desejado e tem os traços do pai - diz Tatiele.
Mesmo tranquilo, Joaquim ainda sofre com algumas cólicas e, na noite de 5 de agosto, deu um baile na mãe, que ficou a madrugada cuidando do pequeno com panos quentes e remédios para gases. Além de mamar no peito, Joaquim também recebe o aconchego do colo de Tatiele. A adaptação da rotina também está indo bem, já que mamãe e bebê contam com a ajuda da irmã mais velha, que auxilia na rotina de casa, nas trocas de fralda e no banho de Joaquim, que gosta de ficar de mãos dadas com Eduarda.
- Ele olha para a mana com os olhinhos curiosos. Se ela não segura a mão do Joaquim, ele chora. Quando ganhei a Duda, era mais ansiosa, a qualquer choro, já queria correr com ela para o médico. Mas, com o Joaquim já, aprendi a decifrar os choros, e tudo está mais fácil - comemora Tatiele.
A avó materna Margarita da Cunha Tonato, 85 anos, adorou conhecer o neto.
- Fiquei tão emocionada de conhecer o Joaquim, que queria ficar com ele para mim (risos) - diz ela.
Joaquim deve ser apresentado no Templo das Nações neste domingo, dia 12. Os pais dizem que o pequeno estará bem assistido de padrinhos.
OUTROS NASCIMENTOS EM SANTA MARIA
Hospital de Caridade
Conforme a assessoria de comunicação do hospital, nenhum responsável assinou a lista que autoriza a divulgação do nascimento dos filhos no jornal.
Hospital São Francisco de Assis
28/07
Pedro Otávio França Crispam, filho de Luana Machado França Crispam e Leandro Costa Crispam
01/08
Marcelo Skrebsky Marques, filho de Bruna Skrebsky e Francisco Marques
As informações sobre nascimentos ou falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3213-7122